O evento reuniu profissionais no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo em Campo Grande com uma programação rica que contou com a presença do presidente do CAU/BR, arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro, para quem ficou a incumbência da abertura do seminário com a explanação desde a precedência da criação do CAU, a criação do Conselho e o seu desenrolar em todo país e o que temos hoje. Na sequência, a arquiteta e urbanista Marcia Menezes dos Santos, diretora do Centro de Tecnologia em Edificações – CTE abordou o tema Norma de Desempenho e suas implicações no exercício profissional e na relação e a importância deste com a sociedade e o Advogado Paulo Antunes de Siqueira falou sobre o impacto da Norma de Desempenho no mercado de trabalho dos arquitetos e as cobranças e a relação com a Caixa Econômica Federal. A manhã finaliza com uma mesa de debates com participação do auditório.
A tarde o tema que abriu os trabalhos foi a questão da Ética profissional e sua aplicabilidade, palestra esta ministrada pelo Conselheiro Federal arquiteto e urbanista Napoleão Ferreira da Silva Neto. Em seguida a questão do ensino e formação sob a ótica do CAU foi o tema da palestra proferida pelo presidente do CAU/SP, arquiteto e urbanista Afonso Celso Bueno Monteiro.
Finalizando este primeiro dia do seminário, as crianças do coral do Instituto Musical Chico Xavier brindou os presentes com uma belíssima apresentação.
Na quinta-feira, 23 de outubro, o assunto em voga era empreendedorismo e formalização profissional, o primeiro convidado a falar foi o Conselheiro Federal Arquiteto e Urbanista Roberto Rodrigues Simon o qual mencionou e citou exemplos de vivencia de seu escritório relacionada as principais atitudes a serem adotadas pelos profissionais e apresentar de casos sobre a trajetória de um escritório de arquitetura, da sua formação a sua consolidação no mercado. Ainda pela manhã, tivemos a participação do consultor externo do SEBRAE Claudio Forner, que falou sobre empreendedorismo, inovação, riscos e oportunidades inseridos na abertura e exploração de um nicho de mercado ou ideia de negócio. Na parte da tarde, os temas foram: a valorização da profissão e qualidade na sociedade, ministrado pelo arquiteto e urbanista Odilo de Almeida Filho que frisa a necessidade da aplicabilidade da tabela de honorários nos serviços de arquitetura e urbanismo e o coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR arquiteto e urbanista Antônio Francisco de Oliveira falou dos caminhos e dificuldades no exercício profissional.
O I Seminário de Valorização Profissional do CAU MS, cumpre a função de encerrar as atividades da CEP MS – Comissão de Exercício Profissional, da CEF MS – Comissão de Ensino e Formação, da CFA MS – Comissão de Finanças e Administração e da CED MS – Comissão de Ética e Disciplina nesta primeira gestão de 2012-2014 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul e deixa um “Q” do quanto podemos crescer, não somente quanto Conselho, mas principalmente como profissionais e ganharmos como cidadão se entendermos um pouco do que foi passado neste Seminário, diz a arquiteta e urbanista e atual gerente de Fiscalização do CAU MS – Patrícia Georges.