ESCLARECIMENTO
Prezados,
Por solicitação do CAU-MS venho através deste trazer alguns esclarecimentos com relação ao curso PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ARQUITETURA E ENGENHARIA que estamos promovendo com apoio deste Conselho.
Projetos são desenvolvidos em praticamente todas as áreas de conhecimento que a inteligência humana pode criar desde que o homem passou a manipular recursos naturais. Provavelmente, as primeiras ferramentas foram fruto de algum processo de criação de soluções, por mais espontâneo e simples que possa ter sido. O desenvolvimento das ciências e das artes tornaram os processos de projetar cada vez mais complexos, o que era de se esperar em função das inúmeras variáveis objetivas e subjetivas envolvidas. Chegamos ao século XXI com um aparato infindável de recursos para criar as mais variadas soluções técnicas, tecnológicas, artísticas, etc.
Entretanto, essa efervescência de recursos e informações coloca em evidência as possibilidades de soluções (e não as soluções em si para cada problema enfrentado) e camufla (na realidade distorce) a compreensão dos processos necessários ao desenvolvimento delas. Haja visto a imensa dificuldade que praticamente todos os profissionais possuem atualmente para gerenciar processos. Sabe-se que esta habilidade é primordial num contexto profissional multidisciplinar que naturalmente possui processos complexos.
Os processos de desenvolvimento de soluções para problemas em áreas específicas (dentre as quais estão a arquitetura, engenharia, desenho industrial e outras) não são exceções. Pelo contrário, são exemplos típicos de processos complexos, extremamente interdependentes, multidisciplinares e simultâneos. A agregação harmoniosa de conceitos, técnicas e tecnologias em soluções inteligentes que atendam aos empreendimentos na área de construção civil depende atualmente (como sempre foi) da coordenação de um processo de desenvolvimento multidisciplinar participativo, paulatino, bem estruturado e organizado.
Como dito, nossa sociedade atual está imersa na superficialidade das informações fáceis e disputas de interesses de grupos (derivados de interesses pessoais) e padece de compreensões mais profundas dos processos necessários para fazer bom uso dessas informações e interesses em benefício real da sociedade. Lamentavelmente nossas escolas se rendem hoje ao ensino da tecnologia aplicada às práticas de projetos nas mais diversas áreas, eventualmente aprofundando-se no isolamento do conhecimento uni disciplinar (ou com poucas disciplinas), mas não conseguem habilitar nossos profissionais a interagir organizada e objetivamente nessa sociedade múltipla e naturalmente coletiva.
Este é, portanto, o foco do curso. O Processo de Desenvolvimento de Projetos em Arquitetura e Engenharia, ou, se preferirem, em Construção Civil, é um processos que demanda planejamento, organização, estruturação, relacionamento multifacetado com variáveis técnicas e gerenciais.
Não estamos tratando de um curso meramente técnico em Arquitetura ou Engenharia, mas de um conhecimento necessário a qualquer profissional que porventura necessite ou pretenda coordenar eficazmente um processo que, apesar de manipular conhecimentos técnicos em variadas áreas, é essencialmente organizacional. A existência desse processo subsidiando o trabalho profissional é evidente, mas o domínio dele de forma a coordená-lo adequadamente extrapola a esfera de conhecimento da Arquitetura ou da Engenharia. Estamos diante de um problema de gestão de processos, de projetos, de equipes, de informações, etc.
Espero que os esclarecimentos acima sejam suficientes para sanar os eventuais questionamentos. Continuo à disposição para quaisquer dúvidas que porventura ainda pairem sobre o Processo de Desenvolvimento de Projetos.
Alguns detalhes podem ser vistos na grade do curso a seguir:
CoordProjAEC
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19,0
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Tópico
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Duração (h)
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Apresentação
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0,5
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Empreendimentos AEC
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0,5
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Projetos e Projetos AEC
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0,5
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Processo de Desenvolvimento de Projetos
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0,5
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Ciclo de Vida
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1,0
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Funções do projeto AEC – Comunicação
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1,5
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Dinâmica de comunicação
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1,0
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Cases
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1,5
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Cases dos alunos
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1,0
|
Organização do PPP
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1,5
|
Processos do PPP
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1,0
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Gestão do PPP
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1,0
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Modelo X Manuais de Escopo
|
1,0
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Modelo X FEL
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0,5
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Manuais de Escopo
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0,5
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Coordenação e Compatibilização
|
0,5
|
Levantamento
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1,0
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Estudos Preliminares
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0,6
|
Anteprojeto
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0,6
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Projeto Legal
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0,4
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Projeto Básico
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0,6
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Projeto Executivo
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0,6
|
Projeto para Produção
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0,6
|
Projeto As Built
|
0,6
|
Att