CAU orienta sobre ressarcimento de boletos pagos com reajuste
19/05/2021 – Arquitetos (as) e urbanistas que fizeram pagamento da anuidade 2021 com reajuste (R$ 601,12) devem solicitar o ressarcimento por meio do SICCAU, informando seus dados bancários ou pix. O reajuste da anuidade e taxas do CAU foi suspenso em 15 de janeiro pela gestão 2021-2023 do CAU Brasil.
Dessa forma, os valores integrais das taxas – anuidade, RRT, solicitações de registro – voltaram a ser os mesmos do ano passado. Profissionais que emitiram boletos de 1 a 15 de janeiro e realizaram o pagamento têm direito ao ressarcimento da diferença. Consulte os valores aqui.
Para facilitar, os processos de ressarcimento serão abertos pelo próprio profissional via SICCAU. Serão enviados alertas para os profissionais, por e-mail, quando o processo de ressarcimento de cada um for aberto. Veja como solicitar:
1. O profissional/empresa receberá um e-mail de alerta e em seu ambiente do SICCAU profissional será exibida a mensagem abaixo na tela inicial, logo após o login:
2. Conforme informado na mensagem, o profissional deverá acessar o menu FINANCEIRO – RESSARCIMENTO e, na tela abaixo, poderá utilizar algum dos filtros ou então clicar direto no botão Pesquisar Boleto (neste caso todos os boletos pagos serão exibidos):
3. Logo abaixo, será exibida uma listagem com o resultado. Procure aquele que possui o botão amarelo Acompanhar Solicitação e clique nele.
4. Será exibida a página de detalhes do boleto e ressarcimento. Clique no botão Reenviar Solicitação para informar os seus dados bancários e de PIX (caso possua).
5. Na tela abaixo, os campos de Descrição, Novo Documento e Dados da Conta são de preenchimento obrigatório.
- No campo Descrição, você pode informar seus dados de PIX, caso possua.
- No botão Novo Documento, você deve anexar algum comprovante de pagamento do boleto, podendo ser em formato PDF ou JPG de até 2MB.
- No campo Dados Bancários, preencha os dados de uma conta bancária de sua titularidade
Ao finalizar, clique no botão Reenviar Solicitação Ressarcimento.
6. Será exibida a mensagem de sucesso. Clique em Prosseguir.
Aguarde a conclusão do ressarcimento pelo financeiro do CAU/MS.
*Com informações do CAU Brasil.