Acadêmicos da UFMS têm aula prática no CAU/MS
Equipe de fiscalização mostrou como preencher o RRT
09/04/2019 – Nesta segunda-feira (8), o CAU/MS recebeu 25 acadêmicos do último ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), além dos professores Rubens Silvestrini, Maria Lúcia Torrecilha e Wilson José Gonçalves, para uma aula prática sobre o preenchimento do RRT – Registro de Responsabilidade Técnica.
De acordo com a Resolução nº 91 CAU/BR, “O RRT identifica, para todos os efeitos legais, o responsável pela realização de atividade técnica no âmbito da Arquitetura e Urbanismo”. No encontro os estudantes aprenderam que o RRT pode ser emitido com contratante pessoa física ou jurídica, as modalidades de RRT (Simples, Múltiplo Mensal, Mínimo e Derivado), as formas de participação (individual ou por equipe), além do RRT fora do prazo (Extemporâneo). Com um login usuário teste do SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU, a equipe de fiscalização mostrou o passo a passo para emissão de RRT a partir de modelos genéricos de contratos de prestação de serviços, juntamente com os alunos.
A gerente do setor, Fabrícia Torquato, destacou que o arquiteto e urbanista deve fazer o RRT sempre que realizar atividades técnicas de Arquitetura e Urbanismo previstas na Resolução nº 21 CAU/BR, e que o documento tem força de contrato e deve ser preenchido com o máximo possível de informações. “No campo ‘descrição’, devem ser especificados os detalhes do serviço prestado que constam no contrato feito com o cliente, sendo uma segurança a mais para o profissional e para o cliente”.
O professor Rubens Silvestrini considerou fundamentais as informações para os acadêmicos que, em menos de um ano, estarão no mercado de trabalho como arquitetos e urbanistas. “O objetivo de levar os alunos ao CAU foi para eles conhecerem direto da fonte as leis, a importância do RRT e da ética para a profissão. A equipe de fiscalização orientou e esclareceu muito tranquilamente as dúvidas, todos ficaram bem satisfeitos”.